Notícias

Edição Atual

v. 14 n. 40 (2020): Setembro/Dezembro de 2020
Editorial

 

A Revista Gestão e Sociedade divulga seu novo número em um momento de incertezas e desafios para a sociedade. A pandemia da COVID-19, que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e desafia os governos e sistemas de saúde, trouxe também significativos impactos à cooperação e divulgação científica.

O esforço global de compartilhamento de avanços na compreensão do vírus mostrou o crescimento e difusão exponencial de artigos sobre o tema, tornando mais ágeis os procedimentos, mas sem perder o rigor e a excelência que estão no cerne de uma publicação científica.  Este contexto reforçou a necessidade do compartilhamento aberto dos dados, com o objetivo de dar subsídios à saúde pública e ajudando a salvar vidas. Ou seja, o fortalecimento da replicabilidade, reutilização e aprimoramento dos trabalhos científicos facilita a crítica e a colaboração e agiliza o processo de busca por respostas.

Trata-se de um momento que causa impacto às revistas, e o que se avizinha é a importância de se caminhar na direção de práticas científicas abertas, isto é,  pesquisas promovendo a circulação pública e sem demora do conhecimento, dos meios e dos dados, seja através dos veículos convencionais, seja pelo uso de plataformas de compartilhamento e colaboração.  Em qualquer “novo normal”, é uma mudança profunda que a Administração precisa compreender e adotar em um futuro próximo, sempre de forma colaborativa e plural.

Neste número, os oito artigos apresentam diversidade temática e regional. O primeiro analisa os processos de uma Câmara Legislativa localizada no Agreste de Pernambuco, identificando nuances de questões políticas e culturais da administração pública. O segundo artigo discute os principais desafios da sociedade civil na articulação entre representação política e participação social junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (o terceiro artigo foi retirado a pedido do autor). O quarto artigo analisa a e-maturity em uma instituição de ensino no Instituto Federal de Sergipe considerando os constructos de infraestrutura, liderança tecnológica e suporte para uso e disseminação de tecnologias da informação e comunicação. 

O quinto artigo, por sua vez, investigou a relação entre as recentes deslistagens voluntárias no mercado de capitais brasileiro com os mecanismos de alavancagem do poder de voto, medidos pela estrutura piramidal de controle.  O sexto artigo analisa os fatores que motivam os membros de uma organização não-governamental de Fortaleza, Ceará, a atuarem no voluntariado. O sétimo artigo discute os possíveis impactos econômicos gerados pela Proposta de Emenda Constitucional 186 ao ajuste de despesas em caso de descumprimento de limite previsto. Por fim, o oitavo artigo, uma contribuição internacional, avalia os conhecimentos e atitudes relacionadas ao HIV dos profissionais de saúde no Sri Lanka.

A Editoria Cientifica deseja a todos e todas muita saúde e esperança para o próximo ano.

Boa leitura

 

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA). Assistentes Editoriais: Alexandre de Queiroz Stein (CEDEPLAR/FACE/UFMG), Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF/GV) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG.   

 

Publicado: 02-09-2020

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

Licença Creative Commons  Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC NC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode