Notícias

A Revista Gestão e Sociedade passa a contar com o apoio da Academia Mineira de Letras

08-11-2019

A Revista Gestão e Sociedade, em sua proposta de construção de parcerias com a sociedade,  passa a contar com uma ilustre e importante representante das letras de Minas Gerais em seu quadro de apoiadores.

 

A Academia Mineira de Letras foi fundada em 1909 por um grupo de pioneiros ligados à literatura e a cultura, onde pontificavam jornalistas, escritores, profissionais liberais, homens públicos e conceituados militantes da cátedra e dos tribunais com os ojetivos de culto,  defesa e a sustentação da pureza da língua e a produção intelectual na sua plenitude e variedade. Inicialmente, os doze idealizadores capitaneados por Machado Sobrinho e integrados por intelectuais como Belmiro Braga, Dilermando Cruz, Amanajós de Araújo e outros expoentes das letras, elegeram mais dezoito intelectuais espalhados por todo o Estado. Dentre os dezoito, destacavam-se Nelson de Senna, Alphonsus de Guimaraens e Carlos Goes, além de outras influentes personalidades. Atualmente a  casa é integrada por 40 membros a exemplo da Academia Brasileira e a Francesa, eleitos por um colégio eleitoral inter paris em processo aberto a todo cidadão brasileiro, com qualificações para postular o acesso ao sodalício. (1)

A Revista Gestão e Sociedade se une a este representante da construção intelectual de Minas Gerais e do país, sempre reafirmando seus princípios de proximidade e respeito à história e às suas raízes.

 

(1) Fonte: https://academiamineiradeletras.org.br/a-academia/a-historia/

Saiba mais sobre A Revista Gestão e Sociedade passa a contar com o apoio da Academia Mineira de Letras

Edição Atual

v. 13 n. 36 (2019): Setembro/Dezembro de 2019
Editorial 

A Revista Gestão e Sociedade tem o prazer de apresentar seu terceiro número de 2019, trazendo artigos que fortalecem seu compromisso de privilegiar o debate e a difusão do conhecimento com temas de interface entre diferentes áreas de conhecimento e a gestão. Ao mesmo tempo, procura estar alinhada aos designios de um ambiente complexo e altamente volátil.

Com efeito, a Editoria Científica procura tornar as rotinas usuais de um processo editorial mais próximas dos ditames, por exemplo, apregoados pelo movimento da Ciência Aberta. Isso significa reduzir o tempo no processo de avaliação e preparar terreno para um processo de publicação contínua, com a adoção futura de preprints e avaliação aberta de pares. Neste contexto, é imperativa a participação dos atores e instituições envolvidas, entendendo ainda que a crescente internacionalização impõe ritmos e padrões que necessariamente precisam ser assimilados. Isso, com recursos escassos.

Este número, que trafega sempre pelo rigor e relevância, demonstra a diversidade de uma área que pulsa e é diversa. O primeiro artigo aborda, através de uma análise bibliométrica, o tema da Identidade Organizacional entre 2001 e 2017. O segundo artigo verifica como os municípios da Paraíba estão aplicando os recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O terceiro artigo trata da relação entre consciência ecológica do consumidor e sua predisposição a pagar pela aquisição de uma construção verde em Fortaleza, Ceará. O quarto artigo apresenta a discussão sobre sustentabilidade e seu impacto no comportamento organizacional a partir da comunicação interacional. Na sequência, o quinto artigo analisa como escolas públicas estão inovando na educação de ensino médio de Pernambuco. O sexto artigo traz uma contribuição internacional que trata de problemas de saúde, crenças e comportamentos de trabalhadoras estrangeiras em Sri Lanka. O sétimo artigo aborda os efeitos da atividade de inovação de empresas de países emergentes sobre o desempenho financeiro e as exportações. Fechando esta edição, o oitavo artigo aborda como se posicionam as propostas de desenvolvimento humano inerentes aos processo de coaching no Brasil.

A Revista Gestão e Sociedade agradece seus parceiros institucionais, BDMG Cultural e FAPEMIG (Edital 005/2017 – Publicação de Periódicos), pelo apoio ao projeto em curso. Desejamos a toda comunidade votos de um final de ano de muita luz e conhecimento e convidamos ao debate equilibrado e cordial em uma sociedade que visa a construção civilizatória e solidária.

Uma boa leitura.

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e CEDEPLAR/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF), Silas Augusto  (FACE/UFMG) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2019

 

 

Publicado: 05-09-2019

Artigos

Ver Todas as Edições

Licença Creative Commons  Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC NC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode