Edição Atual

v. 14 n. 37 (2020): Janeiro/Abril de 2020
Editorial 

A Revista Gestão e Sociedade apresenta sua primeira edição de 2020, proporcionando acesso livre a uma produção acadêmica que busca se aproximar cada vez mais das questões inerentes à gestão em sua interface com a sociedade e os diferentes campos que se entrelaçam.

Em um ambiente de complexas transformações, a Editoria Científica mantém-se atenta ao contexto e busca continuamente aperfeiçoar rotinas e práticas que melhorem a interface com seus diferentes públicos.  Ainda, procura trazer ao seu público elementos atuais do debate sobre publicações científicas.

Com efeito, recente artigo[1]  fez uma avaliação sistemática das diferenças entre o Google AcadêmicoWeb of ScienceScopus. Utilizando uma grande amostra de citações de documentos de todas as áreas temáticas publicadas em inglês, traz conclusões interessantes e constata que o Google Acadêmico tem maior percentual de citações em todas as áreas.  Outro dado importante deste estudo é que a maioria das citações encontradas pelo Google Acadêmico vem de fontes não pertencentes a periódicos, incluindo teses, livros, documentos de conferências e materiais não publicados.

Estes resultados podem sugerir importantes desdobramentos sobre a divulgação cientifica, tanto para os pesquisadores e pesquisadoras, quanto para as revistas cientificas.  Em ambos os casos, permanecem os desafios da necessidade de difusão em inglês e a adequação editorial para atingir níveis consistentes de citações e a multiplicidade de veículos e formas de divulgação.  Para isso, a permanente busca pela qualidade, rigor e diversidade mantém-se como princípio imutável.

Os dois primeiros artigos trazem uma discussão voltada ao ambiente universitário. Um discute os habilitadores da inovação no âmbito administrativo de uma instituição pública de ensino superior sob a perspectiva dos seus servidores.  E outro trata da sustentabilidade identificando pontos positivos e oportunidades de melhorias para uma instituição federal de ensino superior com base nas perspectivas dos servidores. O terceiro artigo apresenta uma discussão sobre aprendizagem a partir de revisão sistemática de literatura na década de 2007/2017. O quarto artigo procura identificar a influência que lealdade, interesse em benefícios, satisfação e confiança no político possuem sobre a intenção do eleitor de repetir o voto em um mesmo político.

Os artigos seguintes, contribuições internacionais de diferentes países e que foram submetidos em sistema fast track  do TAKE 2019[2] realizado em julho de 2019 (Viena, Austria), mostram a importância do entrelaçamento de diferentes comunidades que intercambiam suas experiências. O quinto, de investigadores asiáticos, discute a aceitação de telefonia celular na oferta de serviços bancários no Vietnã. O sexto, de investigadores coreanos e norte-americanos, examina a relação entre a cultura de aprendizagem e as características do trabalho em organizações da Coréia do Sul. O sétimo traz uma análise sobre Artificial Intelligence (AI) em Portugal considerando a eventualidade de substituição do ser humano na sociedade.

O oitavo artigo que fecha esta edição traz, na seção Debates e Discussões, artigo convidado que nasceu da Mesa Produção Científica e Sociedade: a Fronteira entre o Passado e o Futuro, realizada no dia 05 de setembro de 2019 nas dependências da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, em Belo Horizonte, onde uma discussão altamente qualificada proporcionou uma riquíssima reflexão que ajuda a compreender os dilemas e perspectivas do passado e o que pode vir a ser o futuro. 

A Revista Gestão e Sociedade agradece a FAPEMIG pelo apoio institucional (Edital 005/2017 – Publicação de Periódicos) e saúda a parceria com a Academia Mineira de Letras, Instituição centenária de Minas Gerais, referência intelectual do país, sempre reafirmando seus princípios de proximidade e respeito à história e às suas raízes. 

Uma boa leitura.

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Alexandre de Queiroz Stein (FACE/UFMG), Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e CEDEPLAR/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2020

 

 

[1]MARTÍN, A.A., et al. Google Scholar, Web of Science, and Scopus: a systematic comparison of citations in 252 subject categories. Journal of Informetrics [online]. 2018, vol. 12, no. 4, pp. 1160-1177 [viewed 27 November 2019]. DOI: 10.1016/J.JOI.2018.09.002. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157718303249

 

[2] TAKE is an international scientific conference devoted to the multidisciplinary study of the knowledge economy. We put together experts from different fields such as Human Resource Development, Human Resource Management, Intellectual Capital, Knowledge Management, Logistics, Retail, Public Policy, Innovation and Entrepreneurship, Business Models, SMEs, Competitiveness and Accounting. (Fonte: https://www.take-conference2019.com/)

 

Publicado: 01-01-2020

Editorial

Debates e Discussões

Ver Todas as Edições

Licença Creative Commons  Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC NC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode