Editorial - Os Editores se despedem

A Editoria Cientifica e a Secretaria Editorial da Revista Gestão e Sociedade vem informar à Comunidade Acadêmica o término de suas atividades que compreenderam cinco anos (Outubro/2015 a Outubro/2020). O trabalho realizado resultou em uma notável evolução nos indicadores de produção e visibilidade. Com efeito, até 2015 havia uma situação de estagnação, o que levou a Revista a ser rebaixada nos extratos avaliativos do Qualis Capes e a um acúmulo significativo de artigos nas fases iniciais de avaliação. 

O passivo decorrente do atraso na publicação das edições e dificuldades operacionais e tecnológicas para um adequado funcionamento fizeram que diversas medidas fossem tomadas para recuperar sua posição de destaque. Assim, uma agenda de modernização de procedimentos operacionais e acadêmicos foi estabelecida visando assegurar esta retomada.

Através de uma série de ações emergenciais e de cariz estratégica, a Revista Gestão e Sociedade, por exemplo, passou a disponibilizar em todos artigos, desde o primeiro número, o Digital Object Identifier (DOI). Some-se a isso o esforço da equipe editorial na indexação da Revista Gestão e Sociedade, que já consta em algumas bases importantes, tais como EBSCO, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimineto Científico/REDIB, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Sumarios de Revistas Brasileiras, e Scientific Periodicals Electronic Library/SPELL, ampliando sua inserção de forma qualificada e consistente.

Também passou a dar espaço à publicação de artigos em língua inglesa, provenientes de pesquisadores estrangeiros, cumprindo um importante critério similar ao de outras publicações nacionais de referência na área, proporcionando aumento da visibilidade e atratividade internacionais da revista, em consonância às políticas de internacionalização promovidas pela Capes, CNPq e UFMG. 

A captação e repasse de apoios institucionais assegurou que os custos de funcionamento e operação fossem cobertos através de gerenciamento efetuado pela Fundação de Apoio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Tais recursos foram relevantes para auto-sustentação que, no nosso entendimento, deve ser fortalecida e estimulada pelos próximos editores.

Some-se a isso  o apoio da Academia Mineira de Letras, que associou sua história e tradição ao trabalho executado, e o lançamento de número especial sobre a COVID-19 e a Gestão, que mobilizou a comunidade acadêmica em torno de uma grave situação global. 

A Revista Gestão e Sociedade conseguiu com estas medidas e muitas outras (estabelecimento de datas fixas de publicação dos números, redução no tempo de resposta aos autores e autoras, desk review ágil, dentre outros) recuperar sua capacidade científica e atrair artigos de variadas perspectivas. A classificação no Sistema QUALIS-CAPES no extrato B2 da área, de Administração  (quadriênio 2013-2016), reforçou a garantia de periodicidade, diversificação dos artigos por vinculação dos autores e por regiões, diversidade de avaliadores, avaliação blind review e atendimento às especificidades do sistema de editoração eletrônica de revistas. 

Um balanço das edições publicadas demonstra ainda o esforço em garantir espaço para diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, sempre pautado pelo rigor e excelência que se tornaram marcas da revista. A figura 1 a seguir expressa em linhas gerais alguns números dessa evolução ao longo destes cinco anos.

Figura1 | Revista Gestão e Sociedade – Balanço Geral 2015/2020

A realização de mesas-redondas com especialistas permitiu um amplo debate com a comunidade sobre temas de interesse e de fronteira do conhecimento administrativo, apontando caminhos e sugerindo estratégias. A figura 2 apresenta os eventos realizados ao longo destes anos.

Fig. 2 | Eventos realizados pela Revista Gestão e Sociedade – 2015 a 2020

É importante situar que estas ações auxiliam na compreensão e possível superação dos novos desafios que se colocam para as publicações cientificas, tais como a necessidade de que dados relevantes de estudos em curso devem ser compartilhados rápida e abertamente. Isso ajuda a fortalecer a replicabilidade, atribuição, reutilização e aprimoramento dos trabalhos científicos, facilitando a crítica e a colaboração, ao mesmo tempo em que se deve pensar no uso de plataformas de compartilhamento e colaboração.

Os Editores da Revista Gestão e Sociedade agradecem o apoio e estímulo da comunidade acadêmica, em especial aos pareceristas, autores e autoras que tornaram possível concretizar este esforço de recuperação e fortalecimento. Ao Corpo Editorial Científico e Corpo Consultivo Científico, nosso agradecimento pelo aconselhamento e privilégio de sua presença e rápidas respostas quando acionados(as).

Ainda, não podemos deixar de agradecer ao BDMG Cultural e Academia Mineira de Letras, que foram atores fundamentais ao longo destes anos no diálogo e reflexão sobre os limites e possibilidades de uma revista acadêmica e sua interação ao entorno social e cultural. E, por fim, nosso agradecimento à FAPEMIG, que através do Programa de Apoio à Publicações Científicas e Tecnológicas (Edital 05/2017), deve destinar recursos já aprovados à continuidade dos trabalhos.

Os Editores da Revista Gestão e Sociedade (Gestão 2015/2020) e a Secretaria Editorial que se despedem saúdam o novo corpo editorial que agora assume com a certeza de que o desafio de manter uma Revista é árduo e depende do esforço de todos e todas. Ao assegurar o rigor e a diversidade que foram marca registrada nestes anos, temos a certeza de que o trabalho segue em frente.

Allan Claudius Queiroz Barbosa (Editor Responsável)

Noel Torres Junior (Editor)

Robert Aldo Iquiapaza Coaguila (Editor)

Genauto Carvalho de França Filho (Editor)

Alexandre de Queiroz Stein (Secretário Editorial)

Cristina Luiza Ramos da Fonseca (Secretária Editorial)

Juliana Goulart Soares do Nascimento (Secretária Editorial)

  • Edição Especial COVID-19

    21-05-2020

    Aos Leitores e Leitoras

    Em função do grande numero de submissões e para assegurar um trabalho de revisão rigoroso, o Número Especial COVID-19 , programado para ser lançado em 20/05, teve sua data alterada para 01 de junho.  Os autores e autoras serão comunicados dos resultados. 

    Cordialmente

     

    Editoria Científica

     

     

    Saiba mais sobre Edição Especial COVID-19
  • Revista Gestão e Sociedade – Edição Especial A COVID-19 e a Gestão Reflexões, Desafios e Perspectivas

    24-04-2020

    News1.jpg

    A pandemia da COVID-19 trouxe impactos dramáticos sobre todas as esferas da sociedade. A necessidade de salvar e preservar vidas une governos, organismos multilaterais e toda comunidade científica e acadêmica num raro esforço coletivo e solidário na busca por soluções de interesse comum.  Fica evidente neste momento o papel crucial da ciência para dar respostas capazes de enfrentar tal situação e cabe às publicações cientificas o papel de difusão daqueles estudos e respostas em tempo hábil.  Ou seja, reduzir a assincronia entre o contexto atual e o tempo de divulgação torna-se um desafio para pesquisadores e pesquisadoras e naturalmente para as publicações cientificas, que possuem ritos nem sempre adequados a esta agilidade.

    Nesta perspectiva, A Revista Gestão e Sociedade está convidando a toda comunidade científica que desenvolve seus estudos no campo da gestão em suas diferentes interconexões a contribuir no número especial A COVID-19 e a Gestão – Reflexões, Desafios e Perspectivas.

    Trata-se de edição com artigos entre 1000 a 2000 palavras, que apresentem argumentos, reflexões, análises, idéias, agendas de estudos ou ações concretas no esforço conjunto de divulgar quão envolvida está nossa comunidade nesta temática de interesse global.

    Os artigos, todos de opinião, constarão do número especial 2020 a ser publicado até 20 de maio de 2020. As submissões poderão ser enviadas até 16 de maio através do email ges@face.ufmg.br aos cuidados da Editoria Científica indicando no assunto “Numero Especial COVID-19”. Neste email quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas.

     

    Editoria Cientifica

    Revista Gestão e Sociedade

    Saiba mais sobre Revista Gestão e Sociedade – Edição Especial A COVID-19 e a Gestão Reflexões, Desafios e Perspectivas
  • Os Periódicos Nacionais em Administração em debate - como operar com recursos escassos? Com a palavra a comunidade acadêmica

    08-01-2020

    Imagem1.pngImagem2.png

    Roberto Brazileiro (esq) e Allan Claudius (dir)

    O debate sobre as publicações acadêmicas em Administração tem sido marcado em tempos recentes por diferentes perspectivas considerando aspectos associados a impacto, inserção internacional, visibilidade, dentre outros. Embora sejam temas estratégicos e de grande alcance em termos da efetiva integração científica às redes globais de pesquisa, é preciso lembrar também que a própria organização e operação dos periódicos nacionais exige uma forte ação cotidiana e estratégica, considerando o expressivo número de revistas que a área possui e os custos decorrentes da manutenção destas estruturas de funcionamento.

    Com efeito, diferentes professores e pesquisadores com passagem por editorias cientificas e coordenação de programas de pós graduação tem apontado as dificuldades existentes e possíveis alternativas para proporcionar um ganho solidário e cooperativo a toda comunidade cientifica que atua na Administração.

    Em recente debate, os professores Roberto Brazileiro Paixão e Allan Claudius Queiroz Barbosa discutiram possíveis alternativas a este contexto.

    Roberto Brazileiro, professor da EA/UFBa, foi Coordenador e Vice-Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (2015/2017 e 2017/2019), o qual é mantenedor da revista O&S. Atualmente em estágio pós-doutoral na University of Minnesota, ele afirma que um dos grandes dilemas dos periódicos na atualidade é sua viabilidade econômica. Na sua visão, a escassez de recursos públicos e o aumento do número de revistas põem em xeque o sistema no médio prazo. Some-se a isso o dilema advindo da pressão pela internacionalização/publicar em inglês. O fato, segundo o professor, é que a maioria das revistas nasceu de Programas de Pós Graduação induzidas pela política de aumento da produção acadêmica. Porém, muitas possuem baixo impacto e nenhuma inserção internacional. Publicar em inglês ajudaria na visibilidade, mas dificilmente traria muitas citações a curto e médio prazos. Continuar com as publicações em português, por outro lado, pode trazer alguma citação no país, mas em número reduzido. Como manter no sistema, então, tantas revistas com baixo impacto? Quem vai financiá-las? Um dos caminhos apontados pelo professor é a fusão de revistas com políticas editoriais próximas.

    Allan Claudius, professor titular da FACE/UFMG, editor da GeS e da APS em Revista e atualmente Professor Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, concorda com os argumentos de Roberto e considera que a profusão de periódicos brasileiros em Administração, se de um lado demonstra o vigor de uma comunidade que procura espaço para divulgar sua produção, por outro enfrenta os desafios da visibilidade internacional e o risco de uma endogenia e personalismo na forma de divulgar a ciência. Isto é, o crescimento de novas publicações atenderia mais os interesses individuais e de grupos específicos de pesquisa. Aliado a isso, o professor Allan aponta as dificuldades de manutenção regular de uma revista acadêmica seja pelos recursos necessários, seja pela infra-estrutura de apoio a todo processo editorial. Como saída para este quadro, propõe também que as revistas com perfis editorias similares se juntem visando o compartilhamento comum de uma plataforma editorial que minimize os custos e esforços da comunidade. Embora saiba das dificuldades naturais considerando as especificidades e interesses envolvidos, observa ser este um caminho possível e que pode indicar ainda um sinal de maturidade da área, na medida em que constrói uma saída que atenda a todos e todas.

    Este debate, longe de ter respostas definitivas, é permanente e a Revista Gestão e Sociedade convida a comunidade cientifica a participar destas discussões. Mande seus comentários para ges@face.ufmg.br

    Saiba mais sobre Os Periódicos Nacionais em Administração em debate - como operar com recursos escassos? Com a palavra a comunidade acadêmica
  • A Revista Gestão e Sociedade passa a contar com o apoio da Academia Mineira de Letras

    08-11-2019

    A Revista Gestão e Sociedade, em sua proposta de construção de parcerias com a sociedade,  passa a contar com uma ilustre e importante representante das letras de Minas Gerais em seu quadro de apoiadores.

     

    A Academia Mineira de Letras foi fundada em 1909 por um grupo de pioneiros ligados à literatura e a cultura, onde pontificavam jornalistas, escritores, profissionais liberais, homens públicos e conceituados militantes da cátedra e dos tribunais com os ojetivos de culto,  defesa e a sustentação da pureza da língua e a produção intelectual na sua plenitude e variedade. Inicialmente, os doze idealizadores capitaneados por Machado Sobrinho e integrados por intelectuais como Belmiro Braga, Dilermando Cruz, Amanajós de Araújo e outros expoentes das letras, elegeram mais dezoito intelectuais espalhados por todo o Estado. Dentre os dezoito, destacavam-se Nelson de Senna, Alphonsus de Guimaraens e Carlos Goes, além de outras influentes personalidades. Atualmente a  casa é integrada por 40 membros a exemplo da Academia Brasileira e a Francesa, eleitos por um colégio eleitoral inter paris em processo aberto a todo cidadão brasileiro, com qualificações para postular o acesso ao sodalício. (1)

    A Revista Gestão e Sociedade se une a este representante da construção intelectual de Minas Gerais e do país, sempre reafirmando seus princípios de proximidade e respeito à história e às suas raízes.

     

    (1) Fonte: https://academiamineiradeletras.org.br/a-academia/a-historia/

    Saiba mais sobre A Revista Gestão e Sociedade passa a contar com o apoio da Academia Mineira de Letras
  • Revista GeS divulga o TAKE/2019

    15-11-2018

     

    TAKE-IMAGEM.png

    A Revista Gestão e Sociedade divulga o TAKE/Conference 2019 Theory and Applications in the Knowledge Economy, que será realizado na Austria entre os dias  3 e 5 de julho de 2019.  Trata-se de Conferência científica internacional dedicada ao estudo multidisciplinar da economia do conhecimento e  pretende analisar a relação e a lacuna entre teorias e práticas na economia do conhecimento do século XXI.  Maiores informações através do endereço 

    https://www.take-conference2019.com/?fbclid=IwAR3L13E6Hw6_XdoRfS5n6ev3OtFuQimj2Y1Ed6roGuFkl29wxJeVYaYIBw4. 

     

    Saiba mais sobre Revista GeS divulga o TAKE/2019
  • A Importância de Potencializar sua Publicação e a Nova Plataforma da Revista

    16-08-2018

    Prezada Comunidade Científica, 

    A Revista Gestão e  Sociedade reforça a importância de citar o trabalho  científico para seu reconhecimento. A  atribuição do Digital Object Identifier (DOI)   faz com que o  trabalho ganhe visibilidade e seu  link não será removido, evitando sua "quebra"  na recuperação da publicação na Internet.

    Informamos também que a Revista Gestão e Sociedade realizou a migração para a nova Plataforma OJS/PKP, melhorando a manutenção de registros e dos processos editoriais, visando  aprimorar a qualidade acadêmica da publicação através de indexação eficiente e  uma interface moderna e otimizada, inclusive para acesso por dispositivos móveis.

    Compartilhe, Leia, Divulgue.

    Cordialmente

     

    Editoria Científica - Revista Gestão e Sociedade

    CEPEAD/FACE/UFMG

    Saiba mais sobre A Importância de Potencializar sua Publicação e a Nova Plataforma da Revista
  • Revista Gestão e Sociedade em nova Plataforma

    29-06-2018

    Temos o prazer de informar que a Revista Gestão e Sociedade realizou a migração para a nova Plataforma OJS/PKP. Esta Plataforma foi projetada para reduzir o tempo e energia dedicados às tarefas administrativas associadas à edição de um periódico, melhorando a manutenção de registros e a eficiência dos processos editoriais.

    Por meio de uma série de inovações, permite aprimorar a qualidade acadêmica da publicação com um menor esforço, maior transparência das políticas editoriais, indexação eficiente e uma experiência do usuário melhorada, através de uma interface moderna e otimizada, inclusive para acesso por dispositivos móveis.

    No caso de alguma instabilidade detectada em seu acesso, gentileza comunicar através do email ges@face.ufmg.br. 

    Editoria Científica - Revista Gestão e Sociedade

    Saiba mais sobre Revista Gestão e Sociedade em nova Plataforma