DES CAMINHOS E ENCRUZILHADAS DAS MULHERES NA OUTRA ECONOMIA: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO RURAL PASTORINHAS

  • Fernanda de Lazari Cardoso Mundim UFMG
  • Armindo dos Santos de Sousa Teodósio PUC
Palavras-chave: Gênero, Estudos sobre a Mulher, Emancipação, Economia Popular Solidária, Assentamento Rural

Resumo

Como forma de superação e enfrentamento aos vários problemas econômicos e sociais gerados pelo capitalismo, apresenta-se a Economia Popular Solidária (EPS), também chamada de a “outra economia”, um espaço que pretende ser plural e democrático na construção de relações sociais, políticas e econômicas. Essa “outra economia” procura reafirmar a importância do trabalho para os indivíduos e para a sociedade, sendo esse trabalho realizado de forma emancipadora e autogestionária. Pretende-se discutir os limites e possibilidades dessa outra economia no processo de emancipação da mulher, por meio da EPS, a partir de um estudo de caso no Assentamento Rural das Pastorinhas, localizado na cidade de Brumadinho/MG. A escolha dessa experiência se deu em função de ser um local no qual as mulheres apresentam relevante presença e centralidade na organização política e produtiva da comunidade assentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Lazari Cardoso Mundim, UFMG

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil; Graduada em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Gestão de Projetos Sociais em áreas urbanas pela Universidade Federal de Minas Gerais;Coordenadora Administrativa  do Programa Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, PUC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
02-12-2011
Como Citar
Mundim, F. de L. C., & Teodósio, A. dos S. de S. (2011). DES CAMINHOS E ENCRUZILHADAS DAS MULHERES NA OUTRA ECONOMIA: UM ESTUDO DE CASO NO ASSENTAMENTO RURAL PASTORINHAS. Gestão E Sociedade, 5(11), 104-120. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1135
Seção
Artigos