A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA

  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga UECE
  • Gleildes dos Santos Lima Frota UECE
  • Waleska Vasconcelos Queiroz UECE

Resumo

O cenário atual apresenta novos desafios, como uma maior independência dos consumidores, o proliferar dos concorrentes e o acirramento da competição, e por conseqüência, uma constante necessidade de inovação e uma adequada gestão da marca e da empresa. Este processo é indiscutível e ininterrupto nas empresas do sistema da moda, já que este setor tem como diferencial a cultura da criatividade e a necessidade de inovação contínua dos produtos e dos processos, caracterizando a essência da moda. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a gestão da criatividade enquanto fonte de inovação em uma pequena empresa de alta moda, por meio de um estudo de caso. Concluiu-se que para a compreensão da gestão da criatividade em uma pequena empresa da alta moda devem-se evidenciar necessariamente diversos e diferentes contextos, entre estes: o do indivíduo criativo, do grupo idealizador, destacando a posição do líder por representar a figura impulsionadora da criatividade coletiva e o dos processos de gestão adotados. As narrativas analisadas evidenciaram, ainda, que a idealização da inovação passa pelas idéias criativas das pessoas que souberam imprimir uma capacidade de inovação contínua e criaram uma forte atração de mercado para o produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sílvia Rocha Ipiranga, UECE
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutora pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV).
Gleildes dos Santos Lima Frota, UECE
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Waleska Vasconcelos Queiroz, UECE
Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Publicado
27-06-2011
Como Citar
Ipiranga, A. S. R., Frota, G. dos S. L., & Queiroz, W. V. (2011). A GESTÃO DA CRIATIVIDADE ENQUANTO FONTE DE INOVAÇÃO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA ALTA MODA. Gestão E Sociedade, 4(9), 709-735. https://doi.org/10.21171/ges.v4i9.1236
Seção
Artigos