A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL NA REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E NAS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS: O CASO DA LOCALIDADE TURÍSTICA DE CATAS ALTAS/MG

  • Mariana Pereira Chaves Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Nova gestão pública, plano diretor, organização do espaço, turismo, percepção população.

Resumo

Buscou-se analisar neste artigo as diretrizes da gestão pública municipal para o ordenamento do território através do Plano Diretor, e relacionar as alterações no espaço dirigidas pelo plano com a percepção dos habitantes locais. Realizou-se, então, uma revisão teórica sobre administração pública e espaço urbano. Empiricamente, efetuou-se um estudo de caso na cidade turística de Catas Altas/MG, por meio de uma pesquisa qualitativa, complementada com a coleta de dados secundários. Foram realizadas 30 entrevistas semi-estruturadas, com uma amostra intencional e não-probabilística, com atores representativos da comunidade segundo o método bola-de-neve. Os resultados evidenciaram que a regulamentação e redirecionamento das atividades socioeconômicas municipais, oportunizadas pelo Plano Diretor, especificamente no tocante ao turismo, ainda não foram suficientes para colocar esta atividade como hegemônica, embora ela já seja percebida como expressiva por parte dos residentes, que a apoiam, pois vêem nela uma alternativa de complemento da renda familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pereira Chaves Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras.
Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Professor Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Publicado
08-01-2011
Como Citar
Pimentel, M. P. C., & Pimentel, T. D. (2011). A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL NA REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E NAS ATIVIDADES SOCIOECONÔMICAS: O CASO DA LOCALIDADE TURÍSTICA DE CATAS ALTAS/MG. Gestão E Sociedade, 5(10), 5-27. https://doi.org/10.21171/ges.v5i10.1343
Seção
Artigos