REFLEXÕES INICIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL

  • Natália Rese Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Adriana Machado Casali Universidade Federal do Paraná
  • Diego Iturriet Dias Canhada Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Estratégia como prática, Práticas comunicacionais e discursivas.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a comunicação organizacional na abordagem da estratégia como prática social. Tal ponderação baseia-se nas contribuições da Escola de Montreal, a qual apresenta uma compreensão específica da comunicação como constitutiva das organizações. Neste ensaio teórico explora-se a interface entre os dois temas propostos - estratégia como prática e comunicação organizacional - evidenciando alguns estudos que já esquadrinharam esta relação. Apresentam-se inicialmente as questões fundamentais sobre a abordagem da estratégia como prática. A seguir, são tecidas considerações sobre a comunicação nas práticas estratégicas e percebe-se que esta pode ser compreendida como uma forma de entender a prática estratégica; uma aproximação metodológica do processo e; uma metáfora do mesmo. Deste modo, apresenta-se o processo estratégico como uma construção organizacional pautada em ações e práticas comunicacionais e discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Rese, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista da CAPES. Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Joinville.
Adriana Machado Casali, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora da Universidade Federal do Paraná.
Diego Iturriet Dias Canhada, Universidade Federal do Paraná
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009). Pesquisador do Grupo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
08-01-2011
Como Citar
Rese, N., Casali, A. M., & Canhada, D. I. D. (2011). REFLEXÕES INICIAIS SOBRE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA ABORDAGEM DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL. Gestão E Sociedade, 5(10), 42-56. https://doi.org/10.21171/ges.v5i10.1344
Seção
Artigos