UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ALTERNATIVOS EM PESQUISA ACADÊMICA EM MARKETING

  • João Felipe Rammelt Sauerbronn FGV Direito Rio
  • Isabel Balloussier Cerchiaro Universidade Federal Fluminense
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas
Palavras-chave: Métodos de Pesquisa Qualitativos, Métodos Interpertativistas.

Resumo

A pesquisa acadêmica em marketing é dominada por várias versões do positivismo. Esta abordagem, contudo, não consegue responder a todas as perguntas que os pesquisadores brasileiros de marketing ou comportamento do consumidor fazem. Mesmo que represente um grande risco acadêmico, se faz necessária a opção por procedimentos de pesquisa descolados da tradição positivista. Não é objetivo dos autores realizar um levantamento sobre a produção acadêmica em marketing no Brasil, visto que este assunto já foi amplamente tratado por outros autores (VIEIRA, 1998, 1999, 2000 e CERCHIARO, 2003). Contudo, temos que escolher o processo através do qual nós adquirimos conhecimento, o que normalmente, nos é indicado pela natureza do objeto a ser pesquisado. O presente artigo, portanto, se dedica a mostrar uma forma alternativa de se ver os problemas de marketing, em busca de uma solução que consiga compreender as razões dos comportamentos dos consumidores brasileiros. O artigo apresenta o contraste entre as abordagens positivista e interpretativista, a partir da análise de premissas ontológicas, axiológicas e epistemológicas e do processo de pesquisa. Ao fim, aponta algumas direções alternativas para pesquisa do consumidor e modos de observar relações que não são captadas de outra forma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Felipe Rammelt Sauerbronn, FGV Direito Rio
Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (2007). Professor Pesquisador Adjunto da FGV Direito Rio.
Isabel Balloussier Cerchiaro, Universidade Federal Fluminense
Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (2006). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.
Eduardo André Teixeira Ayrosa, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas
Phd in Management pela University of Londo (2001). Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas.
Publicado
15-05-2012
Como Citar
Sauerbronn, J. F. R., Cerchiaro, I. B., & Ayrosa, E. A. T. (2012). UMA DISCUSSÃO SOBRE MÉTODOS ALTERNATIVOS EM PESQUISA ACADÊMICA EM MARKETING. Gestão E Sociedade, 5(12), 254-269. https://doi.org/10.21171/ges.v5i12.1374