O voluntariado eventual em competições esportivas

  • Samuel Luz Lemos Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Sérgio Almeida Neto Universidade Federal da Paraíba
  • Carlos Eduardo Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Trabalho voluntário. Voluntariado eventual. Eventos esportivos. Lei de Bradford. Bibliometria.

Resumo

Sob a meta de estudar o fenômeno do voluntariado, aplicado ao contexto de grandes eventos esportivos, este estudo partiu do modelo teórico proposto por Bradford, utilizado aqui como técnica de pesquisa e análise. Para tanto, buscou-se no Portal de Periódicos da CAPES artigos publicados entre os anos de 1993 e 2012, que resultou em 237 trabalhos, dos quais 18 deles discutiam o tema, distribuídos em 14 periódicos. Após as análises, ficou claro que as publicações específicas do assunto são escassas, sem muitas discussões aprofundadas e sem uma literatura base, o que, provavelmente, motivou a não obediência plena da Lei de Bradford; por outro lado, confirmou-se a hipótese de Guedes (2005) de que a pesquisa em umassunto gera mais estudos e publicações nele, pois, nos 20 anos investigados, apenas a partir de 2007 há uma sequência de trabalhos. Afora isto, identificou-se que as motivações e conclusões dos estudos não são harmônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Luz Lemos, Universidade Federal da Paraíba
Mestrando do PPGA da Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Gestão Pública Municipal e Finanças e Planejamento Empresarial. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (2011). Servidor Público Federal (Administrador) da UFPB. Militante das causas sociais com experiência em gestão de grupos e coordenação de capacitação em liderança introspectiva.
Francisco Sérgio Almeida Neto, Universidade Federal da Paraíba
Graduado em Administração (2011) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - da Universidade Federal da Paraíba. Professor Substituto de Administração na UFERSA, ministrando as disciplinas Marketing de Serviços, Tópicos em Administração e Empreendedorismo. Tem interesses em pesquisas sobre Trabalho, Relações de Trabalho, Mercado de Trabalho, Organizações, Gestão de Pessoas.
Carlos Eduardo Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba
Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. É graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), Mestre (2005) e Doutor (2012) em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou Doutorado-Sanduíche na University of North Carolina at Charlotte em 2011. Tem interesse nas áreas de Gestão de Pessoas e Terceiro Setor.
Publicado
09-09-2016
Como Citar
Lemos, S. L., Almeida Neto, F. S., & Cavalcante, C. E. (2016). O voluntariado eventual em competições esportivas. Gestão E Sociedade, 10(27), 1436. https://doi.org/10.21171/ges.v10i27.2008