AS PRÁTICAS DE MICROCRÉDITO PRODUTIVO EM UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE PAPEL DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS

  • Armando Araújo de Souza Júnior UFMG
  • Ana Flávia de Moraes Moraes UFMG
Palavras-chave: Microfinanças, Microcrédito Produtivo, Reciclagem de Papel, Catadores de Papel, Sustentabilidade.

Resumo

Resumo

 

Em um ambiente caracterizado por significativas diferenças e desigualdades sócio-econômicas, no qual uma parcela da população de baixa renda dificilmente tem acesso ao sistema financeiro tradicional, fortalece-se o sistema de microfinanças que tem por finalidade prover os cidadãos de diversos serviços financeiros. O presente trabalho, de cunho teórico-empírico, tem o objetivo de descrever, através da metodologia qualitativa, as práticas de microcrédito produtivo implantadas por uma empresa do subsetor de papel, papelão e celulose, localizada no Pólo Industrial de Manaus. O levantamento de dados legitimou-se através de um estudo de caso de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva. O estudo pôde concluir que houve uma iniciativa inédita no PIM através da oferta de microcrédito produtivo. Os resultados demonstram que a empresa conseguiu alavancar as suas atividades produtivas, gerou emprego, renda e estimula, de forma sustentável, a atividade dos catadores de papel da cidade de Manaus.

 

Palavras-Chave: Microfinanças. Microcrédito Produtivo. Reciclagem de Papel. Catadores de Papel. Sustentabilidade.

 

Abstract

 

In an environment characterized by significant differences and socio-economic inequalities, in which a portion of low-income people rarely have access to traditional financial system, strengthen the microfinance system which aims to provide the citizens of various financial services. This work, theoretical and empirical, is intended to describe, using qualitative methods, practices productive microcredit implemented by a company of the sub sector of paper, cardboard and cellulose, located in the Industrial Pole of Manaus. The survey data is legitimized through a case study of a qualitative nature, with a descriptive approach. The study concludes that there was an unprecedented initiative in PIM by offering productive microcredit. The results show that the company could leverage its productive activities, generated employment, income, and encourages a sustainable way, the activity of paper collectors in the city of Manaus.


Keywords: Microfinance. Productive Microcredit. Paper Recycling. Collectors of Paper. Sustainability.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Araújo de Souza Júnior, UFMG
Armando Araújo de Souza Júnior é Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, possui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, é mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui certificação de Green Belt e Black Belt pela Oriel/SETEC/Coca Cola Company, é Auditor Líder da Qualidade formado pelo BVQI com registro no IRCA de Londres/Ingraterra. Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Pólo Industrial de Manaus. Atuou como Professor do Curso de Administração do CIESA/AM no período de Agosto de 2006 à Junho de 2009. Atualmente é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas.
Ana Flávia de Moraes Moraes, UFMG
Administradora, Mestre em Engenharia de Produção. Atualmente, cursa o Doutorado em Administração da UFMG. Professora da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Publicado
18-09-2012
Como Citar
Souza Júnior, A. A. de, & Moraes, A. F. de M. (2012). AS PRÁTICAS DE MICROCRÉDITO PRODUTIVO EM UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE PAPEL DO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS. Gestão E Sociedade, 6(14), 139-158. https://doi.org/10.21171/ges.v6i14.1441
Seção
Artigos