ORGANIZAÇÕES E CONTEXTOS URBANOS: OS CAFÉS E AS SOCIABILIDADES

  • Leticia Dias Fantinel NPGA/UFBA
  • Tânia Maria Diederichs Fischer CIAGS/UFBA e NPGA/UFBA
Palavras-chave: cafés, espaço, sociabilidade, espaço organizacional, sociabilidade urbana

Resumo

O presente artigo busca caracterizar as organizações café como espaços privilegiados de sociabilidade urbana, que passaram por processos de ressignificação ao longo da história, em diferentes locais do mundo. O referencial teórico concentra-se nos conceitos espaço e sociabilidade, com enfoques na contemporaneidade urbana, e aportes de autores da Escola de Chicago. Metodologicamente, houve inspiração de cunho etnográfico, uma vez que são apresentados extratos de diários de campo elaborados a partir da técnica da observação participante. O espaço café se mantém na contemporaneidade porque é espaço gregário, associativo e simbólico em diferentes medidas, traduzindo algumas formas de sociabilidade contemporânea, como diferentes tipos de interação e socialização. De qualquer maneira, os cafés são representativos de seu contexto urbano. Estudar os cafés possibilita compreender fenômenos organizacionais perenes, mas que se transformam conforme os espaços e tempos em que vivem. Os cafés são, pois, emblemáticos nesse sentido, em cidades do Brasil e do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Dias Fantinel, NPGA/UFBA
Graduada e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com estágio-sanduíche na Universidade Paris IX.
Tânia Maria Diederichs Fischer, CIAGS/UFBA e NPGA/UFBA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social. Pesquisadora DTI 1A do CNPq.
Publicado
27-12-2012
Como Citar
Fantinel, L. D., & Fischer, T. M. D. (2012). ORGANIZAÇÕES E CONTEXTOS URBANOS: OS CAFÉS E AS SOCIABILIDADES. Gestão E Sociedade, 6(15), 280-307. https://doi.org/10.21171/ges.v6i15.1553
Seção
Edição temática "Cidade, Cidadania e Dinâmicas Organizativas"