TRABALHO E SUBJETIVIDADE: SOFRIMENTO PSÍQUICO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

  • Airton Luiz Backes Centro Universitário Curitiba
Palavras-chave: Organizacional, Trabalho, Subjetividade, Sofrimento psíquico,

Resumo

A discussão desenvolvida neste artigo, a partir de uma pesquisa descritivo-qualitativa, trata da vivência subjetiva do funcionário em uma empresa em importantes processos de mudanças organizacionais. O escopo da pesquisa é verificar como o funcionário vivencia subjetivamente os processos de mudanças organizacionais, especificamente no que concerne ao sofrimento psíquico. As mudanças em curso na empresa pesquisada relacionam-se à mudança de controlador e de gestores, a inserção de novos valores e a inovações organizacionais. No plano teórico, o artigo apresenta uma abordagem conceitual do sofrimento psíquico no trabalho, utilizando-se, principalmente, do referencial teórico de Dejours. Os resultados mostram que o sofrimento psíquico do funcionário origina-se da incerteza quanto ao futuro, da intensificação da competitividade no ambiente de trabalho, do comprometimento das relações de confiança entre os funcionários, da dissipação do ambiente cooperativo e de reconhecimento, da irreverência da empresa aos valores éticos do funcionário e do receio de ser considerado descartável. Os resultados apontam ainda para o desenvolvimento de estratégias psicológicas de defesa para a manutenção do equilíbrio e a normalidade frente ao sofrimento vivenciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Luiz Backes, Centro Universitário Curitiba
Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Professor dos cursos de Administração e Relações Internacionais do UNICURITIBA; Professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das Faculdades OPET.
Publicado
26-09-2012
Como Citar
Backes, A. L. (2012). TRABALHO E SUBJETIVIDADE: SOFRIMENTO PSÍQUICO EM CONTEXTO DE MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS. Gestão E Sociedade, 6(14), 117-138. https://doi.org/10.21171/ges.v6i14.1623
Seção
Artigos