ORIENTAÇÃO SEXUAL, CLASSES SOCIAIS E TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA: OS CONFLITOS EM TORNO DO CENTRO NOVA OLARIA - PORTO ALEGRE

  • Maria Ceci Misoczky PPGA/EA/UFRGS
  • Guilherme Dornelas Camara
  • Paulo Rodrigues Cerqueira PPGAdm/UFES
  • Gabriela Cordioli Coto

Resumo

 

Os estudos sobre sexualidade têm sido influenciados pelas abordagens culturais e pela analítica queer, compartilhando a exclusão do tema classes sociais. Neste contexto, abordamos os conflitos que ocorrem, há mais de cinco anos, pela definição de quem pode usar o espaço de um centro comercial e sua vizinhança, em Porto Alegre. As informações foram obtidas de fontes secundárias, entrevistas e observação não-participante. A análise indicou que a estratégia do centro comercial se orientou pelo consumo da diferença. No entanto, quando o público de homossexuais de classe média foi substituído por um público mais jovem e com menor poder aquisitivo, passaram a ocorrer episódios de violência por parte de seguranças e da Brigada Militar. Propomos articular identidade sexual, classe social e consumo com as noções de espaço e território, de modo a compreender as ações sociais destes jovens que, indesejados em um território de consumo, produzem um território de luta.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ceci Misoczky, PPGA/EA/UFRGS
Doutora em Administração. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Organização e Práxis Libertadora.
Guilherme Dornelas Camara
Doutorando na área de Organizações do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS), membro do Grupo de Pesquisa Organização e Práxis Libertadora.
Paulo Rodrigues Cerqueira, PPGAdm/UFES
Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES).
Gabriela Cordioli Coto
Mestranda na área de Organizações do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional.
Publicado
27-12-2012
Como Citar
Misoczky, M. C., Dornelas Camara, G., Rodrigues Cerqueira, P., & Cordioli Coto, G. (2012). ORIENTAÇÃO SEXUAL, CLASSES SOCIAIS E TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA: OS CONFLITOS EM TORNO DO CENTRO NOVA OLARIA - PORTO ALEGRE. Gestão E Sociedade, 6(15), 254-279. https://doi.org/10.21171/ges.v6i15.1643
Seção
Edição temática "Cidade, Cidadania e Dinâmicas Organizativas"