Além dos resultados puramente econômicos: um estudo multicaso com empreendedores da região central do estado do Rio Grande do Sul.

  • Diego Echevenguá Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Mayumi Nishi Universidade Federal de Santa Maria
  • Mauri Leodir Lobler Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, oportunidade econômica.

Resumo

A preocupação com a degradação ambiental assumiu um caráter permanente na sociedade civil, obrigando o setor privado e o poder público a repensar a maneira como atuam na atual conjuntura global. Isto posto, o presente estudo tem como objetivo descrever e analisar quais fatores influenciam os indivíduos a reconhecer oportunidades  econômicas  inerentes ao desenvolvimento sustentável. Para tanto, foram analisadas, conforme o modelo de Patzelt e Shepherd (2011) sobre o reconhecimento de oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, duas empresas nos ramos de automação residencial e consultoria agronômica. Dentre os resultados, notou-se que as duas organizações, gerenciadas por jovens da Geração Y, foram influenciados pela universidade e pela sociedade para a consolidação de um novo empreendimento. Ainda, motivadas ou não pelos sentimentos de altruísmo, empatia e simpatia, ambas as empresas colaboram indiretamente para o desenvolvimento sustentável ambiental e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
06-03-2016
Como Citar
Borges, D. E., Nishi, J. M., Lobler, M. L., & Scherer, F. L. (2016). Além dos resultados puramente econômicos: um estudo multicaso com empreendedores da região central do estado do Rio Grande do Sul. Gestão E Sociedade, 9(22), 889-909. https://doi.org/10.21171/ges.v9i22.1921
Seção
Artigos