A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

  • Rosa Adeyse Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Karla Kallyana Filgueira Felix Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Maria Juliana Jamille Barra de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Elisabete Stradiotto Siqueira Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Palavras-chave: Resíduos, lixo, assentamento, produção agrícola.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar como a população de um assentamento rural do Nordeste trata a questão do resíduo gerado na comunidade. Secundariamente analisa se há conscientização sobre os danos que a queima dos resíduos pode causar ao meio ambiente, aos solos destinados a produção agrícola e a saúde dos assentados. Foram realizadas entrevistas com 54 famílias em sete agrovilas, número determinado por exaustão dos dados e por acessibilidade. Na pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, percebeu-se que o poder público não realiza um serviço de coleta de resíduos no assentamento e que os assentados, apesar de serem conscientes dos problemas ocasionados pelas queimadas, ainda assim as realizam. Os assentados afirmam ser essa a única alternativa para o descarte dos resíduos. Considerando os dados foi possível identificar o aproveitamento dos resíduos orgânicos para alimentar os animais, e em alguns casos na utilização para adubo orgânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Adeyse Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Cursou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, o curso técnico de Aprendizagem em Assistente Administrativo. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq e aluna voluntária do Programa de Educação Tutorial - PET/Gestão Social.
Karla Kallyana Filgueira Felix, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Graduanda do curso de Administração na Universidade Federal Rural do Semiárido. Participa do projeto de pesquisa, ensino e extensão PET/Gestão Social - Conexões dos Saberes. Trabalha atualmente na empresa Prepara Cursos Profissionalizantes unidade Mossoró/RN.
Elisabete Stradiotto Siqueira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Bacharel Em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1986), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). É professora adjunta da Universidade Federal do Semi-Árido - UFERSA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura Organizacional e Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura organizacional, liderança, poder, administração, gestao social, e responsabilidade social.
Publicado
03-02-2015
Como Citar
Silva, R. A., Filgueira Felix, K. K., Barra de Souza, M. J. J., & Siqueira, E. S. (2015). A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. Gestão E Sociedade, 8(20), 593-613. https://doi.org/10.21171/ges.v8i20.1992
Seção
Artigos