Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho: Uma Nova Questão de Pesquisa para os Brasileiros

  • Cláudio Bezerra Leopoldino UFC - Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Inclusão no Trabalho, Autismo, Políticas Públicas, Pesquisas sobre autismo, Inclusão profissional

Resumo

O autismo pode ser caracterizado um transtorno do desenvolvimento. As pessoas com autismo apresentam dificuldades na interação social, comunicação e comportamento. Os autistas relatam dificuldade em conseguir emprego, em mantê-lo, e em obter uma colocação compatível com a sua formação e expectativas. Esta situação coloca muitos autistas em situação de dependência do governo, instituições ou parentes, e em dificuldades financeiras, ainda que apresentem formação e capacidade para trabalhar. O presente artigo aborda a questão da inclusão dos autistas no mercado laboral, apresentando possibilidades para investigações acadêmicas e a construção de políticas públicas. A pesquisa que originou este texto é qualitativa, consistindo em revisão bibliográfica, seguida de problematização a respeito do tema. Um pequeno, mas significativo número de obras no exterior abordou a questão investigada. Nacionalmente, praticamente não foram identificadas obras seminais, teses, artigos ou autores de referência brasileiros a respeito do assunto, indicador de grande potencial de descobertas neste campo. A ausência de trabalhos abrange a psicologia, a administração e áreas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Bezerra Leopoldino, UFC - Universidade Federal do Ceará
Graduado em computação, possui doutorado em administração pela Universidade Federal da Bahia (2012), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização na área de banco de dados. Atualmente é Docente da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, banco de dados, desenvolvimento de software, software livre, gerência de projetos, administração da produção e Aprendizagem Organizacional.
Publicado
06-03-2016
Como Citar
Leopoldino, C. B. (2016). Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho: Uma Nova Questão de Pesquisa para os Brasileiros. Gestão E Sociedade, 9(22), 853-868. https://doi.org/10.21171/ges.v9i22.2033
Seção
Artigos