Eficiência/desempenho hospitalar e resultados da gestão de recursos humanos – uma aproximação possível?

  • Júnia Marçal Rodrigues UFMG
  • Henrique Oswaldo da Gama Torres
Palavras-chave: Gestão de recursos humanos, eficiência, desempenho hospitalar

Resumo

O principal objetivo dessa discussão teórica foi verificar em que medida a Gestão de Recursos Humanos (GRH) contribui para o desempenho de hospitais na perspectiva da eficiência. A revisão de literatura tratou da inserção da eficiência como uma das possibilidades de avaliar o desempenho hospitalar. E também das prerrogativas para mensurar a contribuição de Recursos Humanos (RH) em organizações industriais e de saúde. Considerando esses objetivos iniciais foi feito um apanhado da literatura para identificar quais são as métricas usualmente utilizadas para tecer uma aproximação entre a gestão de recursos humanos e o desempenho de instituições hospitalares. Os indicadores levantados podem servir de ponto de partida para a elaboração de iniciativas dedicadas ao monitoramento de ações de gestão de recursos humanos na saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júnia Marçal Rodrigues, UFMG
Doutoranda em Administração (UFMG/2012-2015); Mestre em Administração (UFMG/2005); Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (UFMG/2000) e graduada em Psicologia (UFMG/1999). Atualmente assessora de Recursos Humanos do Hospital Risoleta Tolentino Neves. Pesquisadora do Observatório de Recursos Humanos em Saúde (Nig.one/UFMG), pesquisadora associada do Nig.one/UFMG. Tem ampla experiência em docência, pesquisa e consultoria na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: remuneração, carreiras, competências e desempenho. (Texto informado pelo autor)
Publicado
15-04-2016
Como Citar
Rodrigues, J. M., & da Gama Torres, H. O. (2016). Eficiência/desempenho hospitalar e resultados da gestão de recursos humanos – uma aproximação possível?. Gestão E Sociedade, 9(24), 1128-1142. https://doi.org/10.21171/ges.v9i24.2077