Análise da Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pela Cidade Portal da Amazônia

  • Fernanda Lopes Santos Universidade Federal de Rondônia
  • Alexandre de Freitas Carneiro Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0003-1910-6043
  • José Arilson de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Ranniéry Mazzilly Silva de Souza Universidade do Estado do Amazonas
Palavras-chave: Amazônia, A3P, Agenda Ambiental Pública, Gestão Ambiental, Setor Público.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ou a potencialidade de sua aplicação, em cinco secretarias do município de Vilhena, Rondônia. O método classifica-se, quanto aos fins, como pesquisa aplicada e, quanto aos meios, como pesquisa de campo e estudo de caso. A coleta de dados principal deu-se através de entrevistas por meio da aplicação de checklist com dois formulários adaptados, direcionados aos gestores das secretarias. Outros dados foram coletados em conversas informais. Os resultados evidenciaram que o município atende parcialmente aos requisitos da A3P, com poucas ações desenvolvidas nesse sentido. A secretaria com maior adesão é a de Meio Ambiente e a de menor, a de Obras (Urbanismo). As evidências apontam para baixos níveis de divulgação interna e externa, o que é considerado incompatível com o desenvolvimento socioeconômico do município. No entanto, há capacidade e potencial de implantar a A3P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Lopes Santos, Universidade Federal de Rondônia

Bacharel em Ciências Contábeis. Contadora.

Alexandre de Freitas Carneiro, Universidade Federal de Rondônia
Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia. Mestrado em Administração. Especialização em Contabilidade e Controladoria. Contador. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE-MG). Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações – GEPORG, UNIR.
José Arilson de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração. Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis.

Ranniéry Mazzilly Silva de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia. Doutorando pela Universidade do Minho. Professor do Departamento de Administração.

Publicado
28-12-2016
Como Citar
Santos, F. L., Carneiro, A. de F., de Souza, J. A., & de Souza, R. M. S. (2016). Análise da Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pela Cidade Portal da Amazônia. Gestão E Sociedade, 11(28), 1583-1610. https://doi.org/10.21171/ges.v11i28.2120