Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira)

  • Carlos Melo Insper
Palavras-chave: Liderança Política, Ciência política, Contexto Brasileiro.

Resumo

Assume-se que a “liderança política” (LP) consiste na capacidade do indivíduo colocar-se à frente dos processos políticos, conduzindo-os e fazendo-se seguir por outros indivíduos. As características da LP são a percepção do momento histórico em que se vive, a elevada consciência das circunstâncias, a perspicácia de ação, e habilidades de relacionamento que levam à persuasão de um amplo grupo; por fim, a efetivação de transformações políticas, econômicas e ou sociais. Ainda assim, ainda é necessário e será muito importante consutruir em bases mais sólidas e aperfeiçoar este conceito. De uma forma geral, políticos com estas características estão em falta no mundo inteiro e sua ausência se sente no Brasil de um modo particular. Os dois últimos casos de suposta LP brasileira são os de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), não havendo no cenário nacional indivíduos cujas características de LP possam ser compreendida como consolidadas. Propõem-se, neste artigo, apresentar e discutir este quadro, além de refletr por meio de qual processo se chegou a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Melo, Insper
Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Com sua análise conjuntural isenta e reflexão desapaixonada, tem buscado contribuir com o debate político, econômico e social do Brasil.É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper. Coordenador da Trilha de Humanidade e membro do Conselho Acadêmico da Instituição. Como professor de Liderança Política, Multiculturalismo, História do Poder atua também em programas de Educação Executiva. Diversas vezes paraninfo ou homenageado por turmas de formandos, na graduação, inúmeras vezes foi finalista do Prêmio Chafi Haddad – melhor professor do ano –, conquistando-o em duas edições.
Publicado
18-08-2017
Como Citar
Melo, C. (2017). Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira). Gestão E Sociedade, 11(30), 2011-2041. https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2263
Seção
Debates e Discussões