Antecedentes da inovação na gestão pública: análise de experiências inovadoras do setor rural brasileiro

  • Luana Ferreira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil
  • Hironobu Sano Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil
  • Washington José de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Resumo

Este estudo analisa experiências de inovações no setor público brasileiro, no meio rural, premiadas nas 20 edições do “Concurso Inovação no Setor Público” promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. Concomitantemente, analisa antecedentes, barreiras e indutores inerentes a tais inovações. O referencial teórico foi desenvolvido à luz do modelo de antecedentes da inovação no setor público. A pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva, com a utilização de análises documental e temática. Os resultados da análise de 16 casos inovadores do setor rural revelam maior número de indutores como antecedentes organizacionais e de barreiras como antecedentes ambientais. As ações desenvolvidas nas experiências para solucionar/minimizar as barreiras são indicadores de participação social, revelando que há, no quesito participação, um importante aspecto dos casos rurais premiados. Como agenda para pesquisas futuras, tornam-se relevantes estudos comparando experiências premiadas e experiências não premiadas quanto às características que explicam como dada iniciativa se torna caso de sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestra em Administração e Gestora do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Hironobu Sano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. 

Washington José de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
22-04-2019
Como Citar
Santos, L. F. dos, Sano, H., & Sousa, W. J. de. (2019). Antecedentes da inovação na gestão pública: análise de experiências inovadoras do setor rural brasileiro. Gestão E Sociedade, 13(35), 2870-2900. https://doi.org/10.21171/ges.v13i35.2434