Fatores determinantes da inovação gerencial – Uma proposta para análise e investigação

  • Daniel Paulino Teixeira Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) http://orcid.org/0000-0001-8928-0245
  • Sarah Rebeca Marciano dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Verônica Helena Rosa da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Glauciene Silva Martins Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Palavras-chave: Inovação Gerencial, Inovação Organizacional, Inovação Não Tecnológica, Inovação, Determinantes da Inovação.

Resumo

O objetivo deste artigo é propor um modelo de análise dos principais determinantes da inovação gerencial. Abordam-se conceitos e processos de criação e adoção de inovações gerenciais (tratadas no artigo como sinônimo de inovação organizacional), para, posteriormente, mapear seus determinantes. A inovação gerencial é do tipo não tecnológica e tem se destacado por ser fortemente ligada à vantagem competitiva e por sua íntima relação com a inovação tecnológica. O artigo contribui ao apresentar 1) revisão da literatura recente sobre as temáticas; 2) quadro teórico sobre fatores que influenciam a inovação gerencial e 3) variáveis sugeridas para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Paulino Teixeira Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Professor do Curso de Administração, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), e do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (PPGA/CEFET-MG). Lidera na instituição o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE).

Sarah Rebeca Marciano dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Bacharel em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Participa na instituição do Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE).
Verônica Helena Rosa da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Graduanda em Administração e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Participa na instituição do Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE).
Glauciene Silva Martins, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Professora do Curso de Administração e do Curso Técnico em Hospedagem, vinculados ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (DCSA/CEFET-MG). Lidera na instituição o Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo (NICE).
Publicado
06-08-2018
Como Citar
Lopes, D. P. T., Santos, S. R. M. dos, Silva, V. H. R. da, & Martins, G. S. (2018). Fatores determinantes da inovação gerencial – Uma proposta para análise e investigação. Gestão E Sociedade, 12(33). https://doi.org/10.21171/ges.v12i33.2486