Método de apuração de custos: estudo de caso em uma fundação de apoio de Minas Gerais

  • Leandro Pinheiro Cintra UFMG
  • Pedro Guatimosim Vidigal
  • Renato da Costa Braga

Resumo

Este artigo apresenta um método de apuração dos custos para uma Fundação de Apoio, a partir do estudo de seu caso. Foi realizado mapeamento de suas áreas, cujas técnicas de coleta de dados utilizadas foram: consulta a arquivos e documentos internos, entrevistas semiestruturadas e observações não participantes. Como resultados, foram identificados os procedimentos, os recursos e as atividades desenvolvidas. A análise, por triangulação, permitiu que fossem definidas as métricas de rateio para cada centro de custo, o que permitiu as comparações com os construtos teóricos disponíveis e a descrição sobre como o método de custeio por absorção se adéqua às necessidades de precificação e tomada de decisões. Foi possível identificar que a fundação apresenta como produto final as atividades realizadas pelas gerências de Pessoal, Compras, Importação e Prestação de Contas. Propõem-se futuros estudos sobre o potencial de aplicação dométodo de custeio adotado a outras fundações de apoio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Pinheiro Cintra, UFMG
Doutorado em Administração na UFMG/CEPEAD/FACE. Mestre e graduado em engenharia elétrica na UFMG. Pesquisador do Nig.one - CEPEAD/FACE/UFMG.
Publicado
01-12-2018
Como Citar
Cintra, L., Vidigal, P., & Braga, R. (2018). Método de apuração de custos: estudo de caso em uma fundação de apoio de Minas Gerais. Gestão E Sociedade, 13(34). https://doi.org/10.21171/ges.v13i34.2555