Accountability social e engajamento cidadão em saúde: a experiência de um município brasileiro

Resumo

O artigo objetiva analisar como os Conselhos Locais de Saúde de Florianópolis obtêm e produzem informações, usam de tecnologias da comunicação e da informação e se relacionam com outros conselhos, organizações da sociedade civil e outras organizações públicas. Toma-se como referencial teórico os conceitos de accountability social e engajamento cidadão. Nesta pesquisa qualitativa conduzida entre 2013 e 2015, aplicou-se entrevistas semi-estruturadas com representantes dos Conselhos Locais de Saúde, analisou-se documentos e utilizou-se observação direta de reuniões dos CLSs e eventos que reuniram membros dos conselhos. Conclui-se que o trabalho dos CLS vai além das questões de saúde e é um mecanismo importante para aproximar a administração pública da cidade às comunidades. Os CLSs têm, ainda, contribuído para o envolvimento dos cidadãos nos processos de co-produção de bens e serviços públicos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Dra, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG/UDESC (2015). Professora do Curso de Administração Pública e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Federal do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Coprodução do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor – POLITEIA.

Luciana Francisco de Abreu Ronconi, Dra, Universidade do Estado de Santa Catarina – UFSC, Brasil

Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutorado na Universidade Técnica de Lisboa, no âmbito do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão. Atualmente é Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina ministrando aulas no Curso de Administração Pública da ESAG - Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas. É membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública - NISP e do Grupo de Pesquisa Coprodução do Bem Público sob a ótica de Accountability, Responsabilidade Social e Terceiro Setor – POLITEIA.

Publicado
22-04-2019
Como Citar
Menezes, E. C. de, & Ronconi, L. (2019). Accountability social e engajamento cidadão em saúde: a experiência de um município brasileiro. Gestão E Sociedade, 13(35), 2820-2838. https://doi.org/10.21171/ges.v13i35.2629