PRESENÇA E AÇÃO DOS SUPOSTOS INTANGÍVEIS NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS O VALOR DA OPINIÃO PÚBLICA

  • Douglas Filenga Metodista
  • Luiz Roberto Alves Metodista
Palavras-chave: Satisfação, ética pública, ação cultural, serviços prestados, política pública e opinião

Resumo

Este artigo enfatiza o valor da opinião pública como determinante para a elaboração de políticas públicas efetivas. Para tanto, pesquisa insumos sociais tidos como intangíveis e os considera centrais na construção de consciência política de comunidades e organizações urbanas. Pesquisa três grupos distintos de cidadãos categorizando-os ora como pertencentes à toda Região do ABC e ora como à uma cidade específica desda mesma região. Esse estudo trabalha, também, com os processos de percepção, elaborados empiricamente e projeta seus resultados a favor de governos locais e regionais sensíveis a políticas sociais. Percebe-se que pelas amostras pesquisadas, o nível de satisfação dos cidadãos em relação à ética pública, os serviços prestados, a ação cultural e às políticas públicasé apresenta nível médio diante das opções oferecidas aos pesquisados e que há significativa relevância da satisfação na medida em que a cidade/região desenvolve uma cultura de participação efetiva na gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Filenga, Metodista
Douglas Filenga é economista formado pela FSA (Fundação Santo André) em 1998. Formou-se Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2003, com bolsa CAPES, na área de gestão de pessoas. Atuou em empresas nacionais e multinacionais no setor administrativo-financeiro cerca de 13 anos. Ocupa o cargo de professor de nível superior na UMESP e na FTT (Faculdade de Tecnologia Termomecanica). Trabalhou como consultor para a gestão pública e possui artigos publicados em congressos de Administração como EnAnpad 2003 e 2005 e EnanGrad 2004 e SIMPOI EASP-FGV/SP 2004 e Poder Local UFBA 2009, além de artigo publicado na RAUSP em abril de 2006. Membro da Cátedra de Cidades da Metodista como membro do Comitê Executivo e pesquisador da Gestão Pública. Participante de equipe multifuncional como pesquisador do comportamento organizacional, desenvolvimento de processos de fabricação industrial, relacionamento com o mercado e também projetos de parceria em forma de extensão universitária. Ministra as disciplinas de Teorias da Administração Geral e Contemporânea, Empreendedorismo, Comportamento organizacional, Gestão de pessoas, Metodologia da pesquisa, Estruturas Organizacionais, Responsabilidade Social, Tópicos Especiais, entre outras para os cursos de Relações Públicas, Administração, Contábeis e Tecnólogos para cursos presenciais, semi-presenciais e a distância. Também atua como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Práticas Administrativas. Estudou como ouvinte no programa de doutorado no Instituto de Psicologia da USP e, em 2010, participa de processo seletivo para aluno regular em programa de doutorado.
Luiz Roberto Alves, Metodista
Coordenador - Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração - FAE/Metodista. Professor e pesquisador aposentado da Escola de Comunicações e Artes da USP. Livre-Docente em Políticas Públicas de Comunicação e Educação pela ECA-USP Autor de livros e artigos sobre educação, cultura, comunicação e gestão de políticas.
Publicado
02-03-2011
Como Citar
Filenga, D., & Alves, L. R. (2011). PRESENÇA E AÇÃO DOS SUPOSTOS INTANGÍVEIS NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS O VALOR DA OPINIÃO PÚBLICA. Gestão E Sociedade, 4(8), 562-590. https://doi.org/10.21171/ges.v4i8.751
Seção
Artigos