GÊNESE E ESTRUTURAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA NA OBRA DE MAURÍCIO TRAGTENBERG

  • José Henrique de Faria Univerisdade Federal do Paraná
  • Francis Kanashiro Meneghetti Universidade Positivo

Resumo

Este artigo procura compreender as “origens” e os “fundamentos” que constituem a concepção de organização burocrática em Maurício Tragtenberg. O objetivo geral é analisar a gênese e a estruturação da organização burocrática a partir da obra de Tragtenberg. Os objetivos específicos são: Analisar a organização técnica do trabalho, sobretudo a divisão do trabalho e a especialização no taylorismo-fordismo. Analisar a organização política do trabalho, na perspectiva de organizações como o sindicato, os partidos políticos, as comissões de fábricas. Examinar o Estado e a burocracia como fator de dominação. Entende-se que a gênese da organização burocrática está na divisão técnica e social do trabalho. A estruturação da organização burocrática é o resultado da divisão técnica do trabalho que se estabelece na produção e que por meio de um processo de racionalização específica (racionalidade instrumental) cria uma burocracia para perpetuar as relações de dominação e poder que se originam exatamente da divisão social do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Henrique de Faria, Univerisdade Federal do Paraná
Mestre em Administração pela UFRGS e Doutor em Administração pela USP. Pós-Doutorado em Labor Relations pela University of Michigan – ILIR. Professor Titular do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE – Centro Universitário. Professor Titular Senior da UFPR, Programa de Mestrado e Doutorado em Educação.
Francis Kanashiro Meneghetti, Universidade Positivo

Mestre em Administração e Doutor em Educação pela UFPR. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. Pesquisa nas áreas de Estudos Organizacionais e Ensino e Pesquisa em Administração.

Publicado
14-12-2009
Como Citar
Faria, J. H. de, & Meneghetti, F. K. (2009). GÊNESE E ESTRUTURAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA NA OBRA DE MAURÍCIO TRAGTENBERG. Gestão E Sociedade, 3(6), 167-203. https://doi.org/10.21171/ges.v3i6.835
Seção
Artigos